Já pensou em ter um carro elétrico?
Para que tenhamos um planeta sustentável é preciso mudar hábitos cotidianos, buscando uma vida melhor para todos. É com essa atitude que muitas empresas, dos mais diversos setores estão procurando achar saídas que venham ao encontro dessa idéia. Foi por esse caminho que Jaime Lerner, arquiteto e urbanista desenvolveu o menor carro elétrico do mundo.
Leia também: Rodrigo Faro apresenta Festival Chevrolet Cruze
O veículo assemelha-se a uma bicicleta, alcança a velocidade máxima de 20 km/h e sua capacidade é para uma pessoa. Segundo Lerner, o objetivo da invenção é auxiliar na mobilidade urbana do país e não concorrer com a frota de veículos convencionais. O automóvel possui 1,5m de altura, 60cm de largura e 1,38m de comprimento e não poderá circular entre os automóveis tradicionais, sendo o meio de transporte ideal para as pessoas que precisam fazer pequenos trajetos de maneira rápida e confortável.
Existe também o JAD, iniciais de seu inventor, o empresário João Alfredo Dresch , de Lajeado (RS), que se inspirou em modelos que conheceu em sua viagem à Itália em 2009. O veículo possui 1,20m de altura, 1,05m de largura e 1,95m de comprimento. Tem capacidade para duas pessoas e autonomia de duas horas em movimento, depois de ficar conectado duas horas na luz. O modelo JAD possui grandes vantagens como não poluir, não pagar IPVA e ter baixo custo de rodagem, em torno de R$ 0,10/km. Além disso, é fácil de estacionar pois ocupa a vaga de uma moto e podem caber três no espaço de um automóvel convencional.
Depois do devastador tsunami de 2011 os japoneses criaram um carro elétrico que bóia, mas que por suas características não pode ser considerado um carro anfíbio. O veículo, batizado de Fomm Concept One, da empresa japonesa Fomm, ainda está em projeto e possui capacidade para quatro pessoas, tem dois motores elétricos, 6 cavalos de potência e a direção assemelha-se a um guidom de moto.
Esse menor carro elétrico de quatro lugares do mundo foi concebido para enfrentar alagamentos e seria muito necessário aqui no Brasil, principalmente em São Paulo.
Fotos: Fomm, JAD, Jaime Lerner.
Qual o problema de fazerem propaganda e venda através de importação no Brasil?