Já pensou em ter um carro elétrico?

Jaime Lerner Carro Elétrico Dock-Dock

Para que tenhamos um planeta sustentável é preciso mudar hábitos cotidianos, buscando uma vida melhor para todos. É com essa atitude que muitas empresas, dos mais diversos setores estão procurando achar saídas que venham ao encontro dessa idéia. Foi por esse caminho que Jaime Lerner, arquiteto e urbanista desenvolveu o menor carro elétrico do mundo.

Leia também: Rodrigo Faro apresenta Festival Chevrolet Cruze

O veículo assemelha-se a uma bicicleta, alcança a velocidade máxima de 20 km/h e sua capacidade é para uma pessoa. Segundo Lerner, o objetivo da invenção é auxiliar na mobilidade urbana do país e não concorrer com a frota de veículos convencionais. O automóvel possui 1,5m de altura, 60cm de largura e 1,38m de comprimento e não poderá circular entre os automóveis tradicionais, sendo o meio de transporte ideal para as pessoas que precisam fazer pequenos trajetos de maneira rápida e confortável.



Existe também o JAD, iniciais de seu inventor, o empresário João Alfredo Dresch , de Lajeado (RS), que se inspirou em modelos que conheceu em sua viagem à Itália em 2009. O veículo possui 1,20m de altura, 1,05m de largura e 1,95m de comprimento. Tem capacidade para duas pessoas e autonomia de duas horas em movimento, depois de ficar conectado duas horas na luz. O modelo JAD possui grandes vantagens como não poluir, não pagar IPVA e ter baixo custo de rodagem, em torno de R$ 0,10/km. Além disso, é fácil de estacionar pois ocupa a vaga de uma moto e podem caber três no espaço de um automóvel convencional.

JAD Carro Elétrico Gaúcho

JAD e seu inventor

Depois do devastador tsunami de 2011 os japoneses criaram um carro elétrico que bóia, mas que por suas características não pode ser considerado um carro anfíbio. O veículo, batizado de Fomm Concept One, da empresa japonesa Fomm, ainda está em projeto e possui capacidade para quatro pessoas, tem dois motores elétricos, 6 cavalos de potência e a direção assemelha-se a um guidom de moto.

fomm concept one

Fomm Concept One

Esse menor carro elétrico de quatro lugares do mundo foi concebido para enfrentar alagamentos e seria muito necessário aqui no Brasil, principalmente em São Paulo.

Fotos: Fomm, JAD, Jaime Lerner.

publicado em: Notícias

Publicar um comentário