Propaganda Fiat Vem Pra Rua

Provavelmente você já viu a nova propaganda da Fiat Vem Pra Rua que está em praticamente todos os intervalos comerciais da TV. O comercial, criado pela agência Leo Burnet Taylor Made, é mais que um filme bem produzido e com um jingle (música) que não sai da nossa cabeça. Ele tem por trás uma estratégia de marketing genial, que está dando uma surra na concorrente Hyundai. Você deve estar se perguntando: mas o que a Hyundai tem a ver com isso? Explicarei a seguir, mas antes me responda: qual montadora é a atual patrocinadora da Copa das Conferações?

Por que a propaganda da Fiat Vem Pra Rua é uma grande sacada de marketing

Estamos passando por um momento único na história do futebol brasileiro, devido a dois enormes (e principais?) eventos mundiais de futebol: a Copa do Mundo Fifa e a Copa das Confederações. O patrocínio desses eventos envolvem cifras gigantescas (estamos falando de milhões e milhões de dólares).

Para proteger os patrocinadores e evitar que outros se aproveitem desses eventos sem precisar por a mão na carteira, a Fifa proíbe e fiscaliza fortemente para que não exista nenhuma propaganda que faça relação às Copas. Para quem não é patrocinador, muitas coisas são vetadas, sob pena de ser processado e ter que pagar grandes multas. Por exemplo: Copa, Seleção, Confederações etc são proibidos de se usar em propagandas.

E é aí que a Fiat foi genial na sua propaganda Vem Pra Rua. Ela, sem ser patrocinadora da Copa das Confederações, conseguiu – com muito investimento de mídia – achar uma brecha para fazer a propaganda sobre futebol, seleção e torcida, relacionando sua marca com o evento e confundindo muitas pessoas a pensarem que ela é a patrocinadora oficial.

Enquanto isso, a coreana Hyundai, oficial patrocinadora da Copa das Confederações, passa praticamente desapercebida. Diga a verdade: você sabia que era a Hyundai?

Confira a propaganda Teaser Vem pra Rua

Veja a continuação do comercial



propaganda fiat vem pra rua

Foi ou não foi uma sacada de mestre? 🙂

publicado em: Marketing

Publicar um comentário