Carros usados – dicas para comprar

Pensando em comprar um carro usado, mas não quer entrar numa fria? Confira algumas importantes dicas para comprar carros usados e não ter dor de cabeça depois.

Antes de tudo, é importante fazer uma profunda pesquisa de preço para você se atualizar dos valores dos carros usados no mercado.

Assim você saberá quando estiver com uma boa oportunidade nas mãos, ou se aquela “barbada” está mais para uma mulher com barbas 😉

Conheça os carros mais econômicos do Brasil 2013

Dica importante: não caia na tentação de fazer essa pesquisa somente pela internet. É preciso conhecer os carros usados pessoalmente, pois muitas vezes a foto mostra uma coisa e a realidade é bastante diferente. Se você quer fazer um bom negócio, gaste tempo nisso.



Carros usados – dicas para comprar

A primeira dica para comprar carros usados é onde comprar. Dê preferência para comprar de um amigo. Essa é a única garantia de procedência que você terá. Como isso nem sempre é possível, prefira os carros usados de concessionárias, pois muitas vezes os carros ruins (batidos etc) que eles recebem são repassados para os lojistas. Por fim, se fores comprar em loja e rua, fique atento às próximas dicas 🙂

carros usados dicas para comprarVerifique no manual do proprietário se o carro fez todas as revisões e em quais datas. Isso não garante muita coisa, mas demonstra o cuidado que o antigo dono tinha com seu veículo.

Cheque se a quilometragem condiz com os sinais de uso: desgaste dos pneus, dos pedais, do volante e bancos.

O cheiro do carro também diz muito sobre ele: desconfie se encontrar perfumes no carro. Ele pode ter passado por alguma enchente.  Por isso, redobre a atenção do seu nariz.

Fuja de carros batidos.

Como saber se o carro já bateu?

A forma mais óbvia é olhando através do brilho da pintura. Se o veículo recebeu pintura nova, às vezes é possível perceber somente pelo olhar. Portanto, outra dica: veja os carros usados na rua e se possível em dia com sol. Nem pensar em comprar à noite, ok?!

Muitas vezes a pintura do conserto é tão bem feita que podemos nos confundir. Portanto, uma dica bastante simples é levar um ímã (pode ser de geladeira) junto com você. Se o carro usado já foi batido e recebeu massa para consertar, o ímã não vai grudar.

Outra forma de descobrir uma antiga colisão é dando leves toques na lataria. Em contato com o lugar da batida o som é um pouco diferente.

Confira os carros mais desvalorizados de 2013

Antes de comprar carros usados, certifique-se se o número do chassi, vidros e placas condizem com a documentação. Cuidado também para não comprar carro roubado ou com multa. Para evitar isso, consulte o site do Detran do seu Estado ou contrate uma empresa especializada para isso. O custo desse serviço é em torno de R$ 100.

Última dica para comprar o carro usado

Nem pense em comprar um carro usado sem fazer um test-drive nele. E aqui vão algumas dicas importantes:

  • dirija no asfalto e no paralelepípedo;
  • dirija com o som desligado e fique atento nos ruídos do carro;
  • teste todas as marchas, vidros elétricos, freios, luzes, extintor e fumaça do escapamento.

Por fim, se tente levar um mecânico de confiança para avaliar principalmente o motor. Feito tudo isso, você terá mais segurança na hora de comprar seu carro usado. Gostou das dicas? Boa sorte!

publicado em: Classificados

1 Comment on "Carros usados – dicas para comprar"

Trackback | Comentários RSS feed

  1. Karlos disse:

    Estou nesta luta, dificil comprar um carro usado, gera insegurança.
    Muito obrigado pelo post! Inclusive quais sao os canais q vcs recomendam pesquisar por net? Eu estou usando este aqui http://carros.mitula.com.br/precoCarros/modelo/Ford/EcoSport
    Legal porque me da as dicas de evolução de preço e tal…

Publicar um comentário